Método Vaganova: como fazemos a divisão na nossa escola
Publicado em 27 de outubro de 2025 por Marketing
Na Ballonné Studio de Dança, o Ballet Clássico é ensinado com base no Método Vaganova, um sistema de ensino reconhecido mundialmente por sua organização, coerência pedagógica e resultados artísticos excepcionais.
Mais do que uma técnica, o Método Vaganova é uma filosofia de formação, ele prepara o corpo e a mente do bailarino de forma progressiva, respeitando o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de cada aluno.

A essência do Método Vaganova

Criada pela pedagoga russa Agrippina Vaganova, o método busca a união entre técnica, expressão e musicalidade.
Cada movimento é ensinado de forma consciente e integrada, o bailarino aprende não apenas o que fazer, mas por que e como cada parte do corpo participa do movimento.
O método propõe uma progressão lógica de ensino, onde cada etapa prepara o aluno para a próxima, sem pular etapas.
Na Ballonné, o curso regular de Ballet Clássico é dividido em três módulos, essa filosofia é aplicada para os módulos II e III, organizados conforme a faixa etária, as aptidões físicas e a consciência corporal do aluno.
Módulo I – Baby Class (03 a 06 anos)

O primeiro contato com o ballet acontece de forma lúdica e encantadora. O foco está no desenvolvimento da coordenação motora, da musicalidade e da criatividade, sempre por meio de jogos e histórias que estimulam o movimento.
Aqui, a base técnica é introduzida de maneira natural, respeitando o ritmo de cada criança e despertando o prazer de dançar.
Módulo II – Ballet Preparatório
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Abrange: 1º, 2º e 3º anos e o Ballet Adulto

Neste módulo, os alunos começam a desenvolver a estrutura técnica do ballet, com foco em postura, colocação corporal, coordenação e musicalidade.
Ao final dessa etapa, os alunos estão prontos para ingressar no Ballet de Formação.
Módulo III – Ballet de Formação (Grades 0 a 8)

A partir do Módulo III, os alunos seguem a estrutura curricular inspirada nos nove anos do Método Vaganova, com ampliação gradual da carga horária e da complexidade técnica e artística.
Como fazemos a divisão em nossa escola
1º e 2º anos do Ballet Preparatório:
Corresponde a Grade 0 da Academia Vaganova de São Petesburgo, que é uma série de introdução para o Ballet de Formação da escola. O conteúdo é composto por barra a terre, que são exercícios de chão, para o fortalecimento e preparo do corpo. Exercícios na barra para entendimento da colocação postural e extensão de pernas e pés. E exercícios no centro com pequenas sequências coreográficas que chamamos de “enchaînement” onde é trabalhado a parte artística com deslocamentos, lateralidade e desenhos coreográficos.
3º ano, Grade 0 e Grade 1:
No 3º ano do módulo II, além dos exercícios de chão voltados para o fortalecimento, há a introdução do en dehors na barra, que é realizada em 1ª fase (de frente/com as duas mãos na barra) e no centro, ou seja todos os exercícios são executados em 1ª e em 2ª posição dos pés. Na Grade 0, há a introdução da 3ª, 4ª e 5ª posição dos pés e todos os movimentos são realizados nas três direções: a frente, ao lado e atrás e os exercícios continuam sendo realizados em 1ª fase. Na Grade 1, temos exercícios de barra e centro completos, porém nessa fase os exercícios na barra são realizados em 2ª fase (de lado/com uma única mão de apoio na barra). Também introduzimos a sapatilha pré-ponta no segundo semestre, pois na Grade 2 as alunas iniciam o trabalho com as sapatilhas de ponta.
Correspondem a Grade 1 (ou 1ª série) do Método Vaganova. Dividimos em três etapas, pois na 1ª série do método é ensinado todos os movimentos base do ballet clássico. Essa divisão é fundamental para a construção da técnica e consciência postural, pois diferente das escolas russas, que têm uma carga horária de aula de técnica clássica seis vezes por semana, além de outras modalidades que compõem a grade curricular, nas escolas particulares a realidade é outra. O conteúdo precisa ser adaptado para ser aplicado em uma carga horária de duas vezes por semana.
Em nossa escola as turmas de Grade 0 e de Grade 1, realizam aulas de Técnica Clássica duas vezes por semana e aula de Alongamento e Fortalecimento uma vez por semana.
Grade 2
Corresponde a Grade 2 (ou 2ª série) do Método Vaganova. Nessa grade alguns exercícios na barra começam a ser realizados na meia ponta, além da introdução das pequenas e grandes poses. Nas escolas russas as sapatilhas de ponta são introduzidas já na 1ª série de ensino, porém por conta da diferença de carga horária só iniciamos o trabalho com as sapatilhas de ponta na Grade 2. Vale ressaltar que além do nível técnico também é considerada a idade da bailarina, pois não é recomendado o início do uso de sapatilhas de ponta em crianças com menos de 11 anos de idade.
Além das aulas de Técnica Clássica de uma hora e meia duas vezes por semana e aula de Alongamento e Fortalecimento de uma hora uma vez por semana, na Grade 2 temos uma aula específica para Técnica de Pontas que acontecem uma vez por semana com duração de uma hora.
Grade 3
Corresponde a Grade 3 (ou 3ª série) do Método Vaganova. Nessa grade além dos exercícios na barra, os exercícios do centro começam a ser realizados na meia ponta, além da introdução das pernas a 90º em exercícios com o battement fondu, início dos giros, pequenos saltos e expressividade.
A carga horária dessa grade é igual a da Grade 2.
Grade 4
Corresponde a Grade 4 (ou 4ª série) do Método Vaganova. Nessa grade é necessário trabalhar o equilíbrio na meia-ponta e pontas nas grandes poses. Técnica de pirueta concluída. Estudar saltos com battu com terminação em uma perna. Início do estudo dos grandes saltos. Coordenações mais elaboradas. É necessário trabalhar expressiva e plasticamente braços e corpo.
Além das aulas que compõem a Grade 3, nessa grade a carga horária é composta por uma modalidade livre (Jazz, Contemporâneo ou Danças Urbanas) e mais uma aula de Técnica Clássica.
Grade 5
Corresponde a Grade 5 (ou 5ª série) do Método Vaganova. Início dos estudos de piruetas no lugar e se deslocando na diagonal partindo de diferentes modos. Fixar diferentes técnicas de piruetas nas pontas. Colocação de giros nas grandes poses. Trabalho de corpo mais elaborado. Apresentações mais difíceis de adágios com troca de tempos dentro das combinações. Início do desenvolvimento de elevação nos grandes saltos.
A carga horária é composta por todas as aulas da Grade 4 com o acréscimo das modalidades de Jazz e Contemporâneo.
Grade 6
Corresponde a Grade 6 (ou 6ª série) do Método Vaganova. É necessário trabalhar as combinações dos giros (piruetas) na 1⁄2 ponta e ponta no lugar e se deslocando. Adágios bastante elaborados. Desenvolver mais a técnica das baterias. Estudar os grandes saltos partindo de diferentes modos. Dar continuidade ao trabalho das qualidades individuais dos alunos e a expressividade nos movimentos.
A carga horária é composta por todas as aulas da Grade 5 com o acréscimo da modalidade de Ballet de Repertório.
Grades 7 e 8
São as Grades finais, correspondentes respectivamente a 7ª e 8ª série do Método Vaganova. São trabalhadas difíceis formas de adágio ligando-os a grandes saltos. Aperfeiçoar a técnica dos giros. Estudos dos grandes saltos em combinações mais dançantes. Saltos nas pontas com deslocamento em linha reta, diagonal e entournant. Continuar desenvolvendo a individualidade do aluno. Aperfeiçoar e fixar o material e também “limpar” artístico e tecnicamente. Estudar os principais estilos de execução dos exercícios interligados com a música. Desenvolver o aluno em sua virtuosidade, individualidade e seu lado artístico.
A carga horária é composta por todas as aulas da Grade 6 com o acréscimo da modalidade de Pax de Deux. No segundo semestre da Grade 8, são iniciados os ensaios de variação de repertório e pas de deux para a tão esperada formatura.
Muito além da técnica

O ensino da Ballonné segue a essência do Método Vaganova: formar artistas completos.
Mais do que dominar a técnica, nossos alunos aprendem a dançar com intenção, sensibilidade e consciência, compreendendo o movimento como uma forma de arte e expressão.
Cada módulo é um passo dentro de um percurso pensado para desenvolver corpo, mente e emoção em harmonia, do primeiro plié ao palco.